Todo empreendedor já passou pelo dilema: “Qual é o momento certo para investir em marketing? Além de pensar em produto ou serviço, custos, preço, margem de lucro, ainda preciso pensar em propaganda? Isso não pode ficar para depois?“
Até setembro de 2023, foram criadas 2,7 milhões de empresas novas no Brasil, sendo que 93,7% são MEI (Micro Empreendedor Individual) ou de pequeno porte, totalizando mais de 21 milhões de negócios ativos (GOV.BR). Se todos os dias surgem novas empresas e a maioria não sobrevive aos primeiros 05 anos, como se destacar entre os concorrentes e garantir a longevidade? A resposta para essa pergunta é: investindo em marketing, seja financeiramente ou com seu tempo.
Uma boa propaganda é a alma do negócio!
Marketing por definição é: “estratégia empresarial de otimização de lucros por meio da adequação da produção e oferta de mercadorias ou serviços às necessidades e preferências dos consumidores, recorrendo a pesquisas de mercado, design, campanhas publicitárias, atendimentos pós-venda etc.”, mas podemos definir também como “Marketing é a ciência e arte de explorar, criar e proporcionar valor para satisfazer necessidades de um público-alvo com rendibilidade” (KOTLER).
Agora que já sabemos o que é marketing, iremos focar no porquê você deve investir nele!
Motivo 1: Atração
Quando estamos iniciando um novo negócio podemos ficar perdidos em como oferecer nossos produtos ou serviços e para quem, as estratégias de marketing servem para que a nossa oferta chegue ao maior número de pessoas. No digital, essa projeção é ainda maior com os motores de buscas como o Google, por exemplo, e as redes sociais. Em vez de ofertar seu produto para talvez 100 pessoas fisicamente, você pode anunciar para 10.000 ou mais.
Já imaginou 10.000 pessoas conhecendo o seu produto porque estavam simplesmente navegando na internet e viram seu anúncio pago em algum lugar? Esse é um dos poderes do marketing digital: fazer com que seu alcance seja ainda maior para um público que possa ter interesse no seu produto.
Motivo 2: Qualificação
“Ah, mas chegar em mais pessoas não garante que estas irão ter interesse no que estou ofertando”, concordamos, no entanto quando atuamos com estratégias de marketing, também trabalhamos o conceito de “qualificação”. Sabemos que não adianta chegar em milhares de pessoas e estas não serem o público-alvo do seu negócio, sendo assim criamos formas de garantir, por exemplo, que seu anúncio chegue apenas naquelas pessoas que possuem algum tipo de interação com a área do seu negócio.
Há inúmeras formas de qualificar um lead (pessoa) para que este se torne um prospect (possível cliente). Você pode trabalhar postagens em suas redes sociais para aumentar o interesse no seu produto, enviar emails marketing falando sobre as qualidades do seu negócio, criar artigos no blog do seu site (sim, exatamente o que estamos fazendo aqui!), participar de eventos temáticos e etc. O importante é que durante a jornada, a pessoa alcançada consuma o seu produto!
Motivo 3: Retenção
Já falamos sobre “atração” e “qualificação”, você possui clientes, seu negócio está crescendo, mas como garantir que esses clientes irão consumir mais vezes? Como fidelizar este consumidor? Este é aquele momento “A-HA” em que percebemos não adianta apenas garantir que nosso produto seja comprado apenas uma vez, precisamos que esta pessoa se “apaixone” pelo seu negócio!
Esta necessidade pode ser criada com um bom atendimento, uma boa experiência de compra, uma jornada de usuário bem pensada desde o primeiro contato até o pós-venda. Isto pode ser feito seja com brindes, cupons de descontos, prioridade em lançamentos, criação de comunidades e etc. No final o importante é que seu cliente além de satisfeito (isso é mínimo, concorda?), ele esteja cativado pela sua marca e a experiência proporcionada.
Quando começar a investir em marketing?
Esta é a pergunta de milhões e muito necessária, pois cada empresa tem uma realidade.
O ideal é que este investimento seja feito desde o início do seu negócio, assim você já começa com uma vantagem entre os concorrentes. No entanto, compreendemos que muitas vezes o brasileiro empreende por necessidade e com pouquíssimos recursos financeiros, nesses casos este investimento pode entrar numa fase onde já existe um fluxo de caixa e que permita ações mais tradicionais, como por exemplo: uma postagem paga das redes sociais.
Conforme seu negócio for crescendo, as suas estratégias de marketing irão ficar maiores e mais complexas, e isto é excelente! Assim poderemos trabalhar com perfis de consumidores e canais diferentes, é quase como oferecer uma resposta personalizada para a mesma pergunta que é feita de formas diferentes. No final, o marketing irá se tornar o melhor amigo do crescimento seu negócio!