Hoje vim apresentar um projeto que estou trabalhando e que já acompanho desde quando era só uma vontade:

A automação do site Institucional do Fashion Revolution Brasil!

O website por si só já é uma conquista, mas meu case hoje é sobre o processo automatizado que desenvolvi a pedido da equipe do FRB porque são mais de 500 eventos ao longo de 1 mês e meio na campanha “Semana Fashion Revolution”.

Vamos ao que interessa: O processo automatizado

A equipe do FR queria que em 2024 qualquer pessoa enviasse eventos para aprovação e não só os representantes, já que teriam o site institucional funcionando (esse daqui por si só já rendia um textão). Como as ações deveriam ser aprovadas criamos algumas etapas:

1- Criação o formulário de cadastro das ações com o Google Forms respeitando os campos existentes do plugin “The Events Calendar”.
2- Assim que a responsável aprovasse o evento na planilha de respostas, este deveria “subir” no site.
3- Evento adicionado, um pin deveria ser criado no mapa da página da campanha com a latitude e longitude do local caso fosse presencial.
4- Os eventos devem ser filtrados por Cidade, Estado, Modalidade (presencial ou híbrido), Tipo de Evento (oficina, palestra e etc) e Datas.

Como o “The Events Calendar” cobra por qualquer função adicional, resolvi subir as ações direto pela API do WordPress. Primeiro, tentei usar o Zapier, mas o gatilho de edição do Google Sheets começou a dar problema (só porque eu defendi esta ferramenta tsc tsc). Deu errado, bora pro Google App Script porque no código puro eu confio!
Lá vou eu criar um código, basicamente um “For” com Javascript que rodava a planilha inteira, quando achava o status “Aprovado”, puxava os valores de cada coluna para criar o corpo da requisão HTTP. O mais básico do básico para consumir uma API. É um código super simples, bem de iniciante!
No fim do dia funcionou, aí o complemento da planilha que calculava longitude e latitude parou de funcionar. Lá vou eu caçar na documentação qual a função do Google que calcula esses dados para que fizesse parte do meu código. Funcionou!
Tive que usar taxonomias customizadas por causa do filtro para atender o que foi pedido, o The Events Calendar cobra 69 dólares anualmente até pela mãe e o orçamento era curto e já estávamos pagando outras ferramentas que para mim eram mais prioritárias. As taxonomias estavam sendo adicionadas manualmente, com a ajuda do Gemini criei uma rota na API do WordPress e adicionei mais uma função no meu script para que subisse as taxonomias automaticamente.
Tinha uma solução com plugins pagos que resolveria isso em alguns cliques, porém ultrapassaria em quase 70% o valor inicial acordado e eu sabia como resolver sem custos adicionais!
Automação não precisa ser só dentro do contexto do CRM, pode ser dentro de qualquer processo repetitivo. Sou a inimiga de tarefas manuais repetitivas!

Para quem quiser ver o resultado dessa saga:

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